17/04/2017 - Cinectus

Terra de Minas (2015) [Crítica]

Temos aqui um filme dinamarquês excelente! Após o término da Segunda Guerra Mundial, um grupo de jovens prisioneiros alemães é capturado e forçado a trabalhar na limpeza de uma praia onde há milhares de minas terrestres, ao mesmo tempo que são supervisionados por um sargento dinamarquês que lentamente aprende a apreciar toda situação.

Baseado em fatos históricos, o filme é bem tenso, com situações extremas para deixar qualquer “Guerra ao Terror” (2008) no chinelo. Ele também concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro esse ano. A direção e roteiro de Martin Zandvliet  é muito boa, mas o filme poderia ter mais tempo para explorar melhor os personagens e a situação, pois não é sempre que vemos um filme sobre a Segunda Guerra com uma perspectiva tão diferente!

Por mais que existam filmes de guerra sendo produzidos todos os anos, ainda mais ambientados na Segunda Guerra Mundial, é impressionante como sempre é possível encontrar um ponto de vista ou um momento pouco explorado. No caso de Terra de Minas, essa história só poderia ser contada com um bom distanciamento de tempo e perspectiva, visto que aqui somos levados a torcer pelos jovens alemães. Nenhum crime pode ser pago com o tratamento brutal que eles recebem. Não sabemos o que eles fizeram durante o conflito, ou se foram ativos na guerra. Pela idade, tudo leva a crer que são inocentes. O diretor Martin Zandvliet, em seu terceiro longa-metragem de ficção, coloca o dedo na ferida, mostrando atitudes pouco abonadoras dos oficiais dinamarqueses da época. (Papo de Cinema)

Nota: 8,5

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Hjknw0lBSWU&w=700&h=361]

Leave A Comment