Blaxploitation ou Blacksploitation foi um movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970. A palavra é um junção de black (“negro”) e  explotaition(“exploração”). 

Os filmes blaxploitation eram realizados por atores e diretores negros e tinham como publico alvo, principalmente, os negros norte-americanos. Algo parecido havia sido testado entre as décadas de 1910 e 1950, eram os chamados race films.

Um dos expoentes deste movimento foi Rudy Ray Moore, cuja cinebiografia estrelada por Eddie Murphy está disponível na Netflix e que já conferimos.

RudyRayMoore

A produção da Netflix conta com um elenco de primeira. Além do eterno “Tira da Pesada”, temos Wesley Snipes, Mike Epps, Keegan-Michael Key , Craig Robinson, Tituss Burgess, Da’Vine Joy Randolph e até uma participação especial de Snoop Dogg.

DolemiteIsMyName125

DolemiteIsMyName12

E talvez este seja o grande “senão” do filme, porque com um elenco desses você espera uma comédia para rir até se acabar. Mas ao mesmo tempo é a cinebiografia de um artista importante para todos os atores negros que vieram depois, ou seja, a maioria do elenco. Deve então ser considerado um drama, sob o risco de termos uma reedição da polêmica envolvendo Green Book.

E aí cabe a pergunta: Meu Nome é Dolemite é uma drama ou uma comédia? Ou os dois?

Porque nos parece que para  Wesley Snipes disseram que era uma comédia, para Da’Vine Joy Randolph um drama e para Eddie Murphy que ele deveria alternar entre os dois estilos dentro de uma mesma cena.

Essa aparente confusão cobra um preço e o filme nos deixa aquela sensação que poderia ser bem melhor. Os elementos estão todos ali: biografado interessantíssimo, produção de qualidade e elenco talentoso. Mas o resultado final foi abaixo da expectativa.

Não que seja um filme ruim, longe disso. A indicação ao Globo de Ouro de melhor ator de musical/comédia para Eddie Murphy é merecida, mas nossa dica é curtir essa boa comédia, sem imaginar como seria legal se fosse um drama.

É para rir e não para pensar.

Nota Cinectus: 7,0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

Cinema, Criticas