Todo mundo já passou por isso: liga o app da Netflix, escolhe uma série ou filme bacana e pow! Aquele círculo maldito fica girando, girando na tela e nada do seu conteúdo carregar. Ou então na hora da cena crucial, a tela congela.

Se isso acontece muito com você, separamos alguma dicas que podem melhora muito sua experiência de uso.

Provedor de Internet

Talvez seja hora de verificar a qualidade do provedor de internet que conecta sua casa aos servidores de mídia da gigante do streaming.

Neste site ISP Speed Index você consegue visualizar um indicador fornecido pela própria empresa, cujos resultados de 2018 mostramos abaixo:

captura de tela 2019-01-30 às 22.37.46

Fica claro que há uma diferença entre os provedores, mas como eles informar no site: “The Netflix ISP Speed Index is a measure of prime time Netflix performance on particular ISPs (internet service providers) around the globe, and not a mensure of overall performance for other services/data that may travel across the specific ISP network.“. Em outras palavras, mesmo sendo um forte indicador de qualidade, pode ser que para outras aplicações como transferências de arquivos ou mesmo outros serviços de streaming, os resultados não sejam os mesmos.

Uma forma simples – também desenvolvida pela Netflix – de testar sua conexão é através do site Fast ou app disponível na App Store e Google Play. Bastante intuitivos, apontam uma velocidade bem próxima da experiência de uso em condições normais (detalhes técnicos aqui).

Roteador 

Sempre que possível, utilize um cabo ethernet. para conectar o equipamento à sua rede doméstica. Se a distância não permitir ou o dispositivo não possuir entrada ethernet (ex: tablet), fique atento para conexão wifi. E aí, além de instalar o roteador me uma posicçaõ central na casa, vale investir em um compatível com o wifi padrão AC (apelidado de 5G ou 5Mhz no Brasil). Estes oferecem além de melhor desempenho, uma maior cobertura da conexão. E para quem mora em casas grandes onde os cômodos mais distantes do roteador ficam quase sem sinal, vale ainda investir em um repetidor wifi para resolver o problema.

Algumas sugestões de bons equipamentos:

Roteador TP-Link AC1750 Archer C7

TP-Link Archer C60, Roteador Wireless Dual Band AC 1350

Roteador Wireless Ac750, Dir-809, D-Link

Repetidor N 750Mbps Indoor, Tp-Link

Roteador D-Link AC 1750Mbps

Canal do Wi-Fi

Por melhor que seja o roteador, se o equipamento (Smart TV, computador, TV Box etc.) não for compatível com o wifi padrão AC, mas apenas com a banda de 2,4 GHz padrão, pode acontecer o que se convencionou chamar de “canal do Wi-Fi congestionado“.

Como a banda é dividida em 13 canais, pode acontecer destes se sobrepõrem, de modo que cada um ocupa uma parte do subjacente. E isso acaba por enfraquecer o sinal de Wi-Fi. E como hoje em quase todas as casas há um roteador Wi-FI, é muito provável que você e algum vizinho estão “brigando” pela mesma frequência.

A solução para este problema é trocar o canal do seu roteador por outro com menor utilização. O site Olhar Digital publicou matéria bastante didática de como realizar esta configuração.

Agora que a sua conexão com a Netflix está perfeita, basta pegar a pipoca, escolher um conteúdo bacana (estamos aqui para ajudar) e curtir sem travamentos ou atrasos.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

News