Esta série do canal americano ABC e disponível no Brasil no Globoplay iniciou sua segunda temporada em Set/18. É mais um sucesso de David Shore criador/produtor de séries que marcaram época como House e Law & Order.

Nela conhecemos Shaun Murphy (Freddie Highmore – o Norman Bates de Motel Bates), um jovem cirurgião com autismo e sindrome  de savant, que se muda do interior para trabalhar como residente no centro cirúrgico de um renomado hospital.

Entre a dificuldade de socialização e sua extraordinária capacidade médica, Shaun vai aos poucos vencendo o ceticismo dos colegas, da direção do hospital e até de alguns pacientes.

É inevitável comparar a série com House – até a abertura de cada episódio é muito parecida – e até imaginar que dado o brilhantismo de Shaun, o polêmico dr. Gregory House nem notaria a dificuldade de comunicação do residente, já que ele mesmo por muitas vezes ignorava os pacientes e demais colegas, focando exclusivamente no diagnóstico.

Mais a tocada do novo show de David Shore é outra. Foca mais no lado humano da medicina – uma das carreiras mais lindas e mais difíceis de se abraçar. É clichê, mas não tem como ser um bom médico sem ter vocação, no sentido mais amplo da palavra.

Assim é Shaun. Ele nasceu para ser médico e fato de ser autista é um desafio, mas não um impedimento. A dificuldade de comunicação é compensada pela generosidade de um olhar diferenciado para observar o caso, analisando tudo ao redor, muito bem ilustrado pela criatividade técnica da direção do seriado.

Os pacientes e os diagnósticos se complicam a cada episódio e se misturam aos dramas pessoais do protagonista. Graças a atuação impressionante de Freddie Highmore, Shaun e seu olhar capturam o espectador nos primeiros 5 minutos e cria a ansiedade pelo o que vai acontecer em cada novo episódio.

Com elenco correto e tramas bem construídas, onde a evolução dos personagens ocorre naturalmente ao longo dos episódios, The Good Doctor foge do estigma de uma série “House Nutella“, sem contudo descambar para a novela médica, estilo Grey´s Anatomy.

Nota Cinectus: 8,0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

Criticas, TV & Series