Que  Steven Spielberg iria mudar boa parte da estória do livro, ninguém tinha dúvida porque todos os trailers já apontavam isso. Porém, o que não sabíamos era como ele faria essas mudanças. Em primeiro lugar, é bom lembrar que para aqueles que assistiram Os Goonies (1985) – e também consideram as músicas de Cindy Lauper um ícone da década de 80 –  a pegada de aventura é bem semelhante. São jovens com o objetivo comum de enfrentar um inimigo “atrapalhado”, onde há momentos engraçados, de ação, infantis, de romance, descobertas e fuga.

Para a geração de hoje, o filme irá agradar pelos efeitos especiais e pela aventura, é claro! Mas para os adultos que vivenciaram aquela época, as referências estão inseridas nos diálogos, na trilha sonora, nos ícones e nos easter eggs espalhados pelo filme (o que já valeria a pena rever só para ficar procurando todos eles). No entanto, a lacuna que fica ao observar toda a obra é que: apreciar um filme infanto juvenil com 10 anos é uma coisa, com mais de 40 é outra! Talvez a intenção de Spielberg  tenha sido mesmo essa: voltar no tempo que ele dirigia ou produzia filmes para pré-adolescentes (Os Goonies – 1985, Gremilis – 1984, E.T. – 1982, O Milagre veio do Espaço – 1987, Hook -1991)  para homenagear hoje a cultura pop dos anos 80, que ele mesmo ajudou a criar.

Aqueles que leram o livro, talvez saiam muito frustados do cinema, pois as passagens que tinham mais destaque de outros filmes, ele não conseguiu trazer para as telas, fazendo adaptações convenientes com o orçamento e os direitos autorais que foram permitidos. Até mesmo um dos filmes preferidos de Halliday foi alterado e todos os 3 desafios foram adaptados. Já para os menos puristas, tem muita referência boa que ele conseguiu mostrar e isso traz um certo equilíbrio no final das contas.

Enfim, é uma diversão certa para aqueles que beiram os 40 e não leram o livro ou não vão se importar com as mudanças abruptas feitas por Spielberg.

Nota: 7,5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Sobre cinectus

Conta de Administrador do site cinectus

CATEGORIA

Cinema, Criticas, News

Tags

, , ,