27/02/2018

Sem Amor (2017)

Andrey Zvyagintsev (Leviathan  – 2014) assina a direção e roteiro. O filme russo concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Zhenya (Maryana Spivak) e Boris (Aleksey Rozin) interpretam um casal que atravessa um divórcio conturbado e devem se unir para encontrar seu filho que desapareceu durante uma das amargas discussões. A narrativa é pesada desde o início e a pobre criança é a que mais sofre nas mãos dos pais irresponsáveis.

O filme não vai levar na categoria, mas fica a dica para o Brasil que mesmo com temas políticos, pessoais ou regionais envolvidos, temos chances de ficar entre os melhores! Cinema é arte e não pode ser confundido com preferência política durante a escolha para representar nosso país em grandes premiações! “Bingo” foi um dos melhores filmes brasileiros desse ano, mas ainda assim o tema não atraiu o público brasileiro, quiçá o americano! Realmente uma pena…

A atenção com a fotografia e o rigor com que dá ao filme todo um tom de velório são as armas na mão do cineasta russo, que no mais se contenta com o discurso desesperançado e se fecha para novas possibilidades de empatia. Desde os primeiros planos do filme, em que o cordão de isolamento separa o cenário bucólico e a paisagem dos conjuntos habitacionais, Sem Amor já nos diz que a urbanidade é terreno não só infértil como tóxico. Dos discursos no rádio aos travelings por edifícios arruinados (os elefantes brancos são os grandes protagonistas dos filmes de Zvyagintsev), tudo serve de símbolo de fim de civilização – o eterno inverno nuclear da Rússia. (Omelete)

Nota: 7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Sobre cinectus

Conta de Administrador do site cinectus

CATEGORIA

Cinema, Criticas

Tags

,