Em 1946, Jackie Robinson (Chadwick Boseman) era uma jogador da “Negro League Baseball” americana que nunca se deixou abater pelo racismo. Branch Rickey (Harrison Ford) é um executivo da Major League com uma ideia audaciosa: recrutar Robinson para ser o primeiro afro-americano da liga. Como previsto, essa revolução provoca demonstrações racistas em toda a comunidade do baseball americano. De torcedores à dirigentes, incluíndo técnicos e jogadores.

Porém a perseverança de Robinson em se manter superior ao preconceito e demonstrar seu talento aos poucos dá resultado e ele acaba encontrando aliados onde menos esperava.

A história de vida do jogador é impressionante. Uma verdadeira lenda do esporte, não somente pelo desempenho atlético como também por sua conduta fora do campo.

Mas voltando ao que realmente nos interessa, com dois atores tão bons poderia ter sido feita uma cinebiografia melhor. Não que o filme seja ruim – longe disso. Mas a narrativa é previsível e a interpretação de Chadwick Boseman não empolga. Por alguns momentos ele inclusive é “engolido” em cena por Harrison Ford e até por Nicole Beharie, que interpreta a decidida esposa do jogador. Destaque também para Christopher Meloni como o técnico Leo Durocher.

Ponto positivo para nós brasileiros é que o filme não se detém demais nas minucias do esporte – fato comum em filmes americanos sobre o baseball – o foco da narrativa é a o racismo na sociedade americana pós-guerra.

Por este motivo, a obra de duas horas de duração vale seu tempo. Passou batida pelos cinemas brasileiros mas está disponível nos serviços de streaming e em DVD.

Nota Cinectus: 7,5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Sobre cinectus

Conta de Administrador do site cinectus

CATEGORIA

Cinema, Criticas