Temos aqui um filme dinamarquês excelente! Após o término da Segunda Guerra Mundial, um grupo de jovens prisioneiros alemães é capturado e forçado a trabalhar na limpeza de uma praia onde há milhares de minas terrestres, ao mesmo tempo que são supervisionados por um sargento dinamarquês que lentamente aprende a apreciar toda situação.

Baseado em fatos históricos, o filme é bem tenso, com situações extremas para deixar qualquer “Guerra ao Terror” (2008) no chinelo. Ele também concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro esse ano. A direção e roteiro de Martin Zandvliet  é muito boa, mas o filme poderia ter mais tempo para explorar melhor os personagens e a situação, pois não é sempre que vemos um filme sobre a Segunda Guerra com uma perspectiva tão diferente!

Por mais que existam filmes de guerra sendo produzidos todos os anos, ainda mais ambientados na Segunda Guerra Mundial, é impressionante como sempre é possível encontrar um ponto de vista ou um momento pouco explorado. No caso de Terra de Minas, essa história só poderia ser contada com um bom distanciamento de tempo e perspectiva, visto que aqui somos levados a torcer pelos jovens alemães. Nenhum crime pode ser pago com o tratamento brutal que eles recebem. Não sabemos o que eles fizeram durante o conflito, ou se foram ativos na guerra. Pela idade, tudo leva a crer que são inocentes. O diretor Martin Zandvliet, em seu terceiro longa-metragem de ficção, coloca o dedo na ferida, mostrando atitudes pouco abonadoras dos oficiais dinamarqueses da época. (Papo de Cinema)

Nota: 8,5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Sobre cinectus

Conta de Administrador do site cinectus

CATEGORIA

Cinema, Criticas

Tags

, ,