Kathryn Bigelow (“Guerra ao Terror“, 2008 ) parece que gostou de trabalhar com filmes de guerra utilizando uma linguagem voltada para o documentário, jornalistica ou investigativa.

Antes mesmo da morte de Bin Laden, A Hora Mais Escura já estava sendo escrito pelo roteirista Mark Boal, que tinha acesso às atividades da mesma equipe de oficiais a quem coube executar o saudita. Depois da notícia da morte, o roteirista mudou o final de A Hora Mais Escura, com direito aos 40 minutos de tiroteio que resultaram na execução do líder talibã.” (http://omelete.uol.com.br/zero-dark-thirty/)

A estória é bem diferente de “Guerra ao Terror“, tornando-se ora confusa com tantos nomes e personagens muçulmanos para associar de uma vez. Quem gostou do trabalho anterior da diretora não vai se importar com estilo de filmagem ou edição deste. Contudo, apesar de representar fatos da invasão no Paquistão para capturar Bin Laden, a construção da narrativa é arrastada.

O filme estava concorrendo a 5 OSCAR em 2012: a atriz Jessica Chastain estava muito bem no papel, mas ainda tem chão para percorrer em Holywood. Entre Naomi Watts, Jennifer Lawrence e Quvenzhané Wallis, ficaria difícil ganhar. Como Roteiro Original, Django ainda estava bem melhor!

A edição não é diferente do que já foi feito anteriormente em “Guerra ao Terror“. A única coisa que poderia destacar foi a filmagem realizada nos últimos 40 minutos, que deve ter dado um puta trabalho na edição devido a pouca luminosidade exposta nas cenas. Ainda assim, comparado ao filme de estilo documentário semelhante deste ano, Argo estava bem melhor!

Quanto à Edição de Som, talvez fosse o mais azarão entre os outros 4, que possuíam muito mais ação para justificar o prêmio. No entanto, foi o único OSCAR que levou pra casa.

Bem… não levaria mesmo como Melhor Filme, Bigelow já ganhou no ano de 2010 concorrendo com outros 8 filmes, ou pela novidade ou porque não havia mesmo nenhum outro melhor para levar!

Resumindo: Se você perdeu o filme na época, já pode ver hoje na NETFLIX.  É um filme que (certamente) desperta mais interesse e curiosidade no público americano!

Nota: 7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

Review

Tags

, ,