Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão festas a fantasia, praticar “doce ou travessura”, decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações “assombradas”, contar histórias assustadoras, e claro, assistir filmes de terror.

Então nada melhor que assistir filmes namorando (desde que os dois gostem), sozinho ou com amigos na zoeira mesmo! Por isso CINECTUS fez uma seleção de 13 sub-gêneros que vão te prender na cadeira (ou não) para aqueles que apreciam um bom terror. Separamos alguns filmes, pois colocar todos no mesmo pacote é impossível.

  1. Terror Psicológico: Aquele terror que mexe com a cabeça da gente mais do que apresenta fantasmas ou monstros demoníacos. Nesse gênero podemos colocar “O Iluminado” (1980). Stanley Kubrick soube trabalhar de forma genuína, trazendo o próprio hotel como protagonista da história. Seu ambiente solitário, sombrio, claustrofóbico e assustador leva qualquer um a ficar extremamente incomodado. Outro exemplo desse sub-gênero é o recente “A Bruxa” (2015), “Hereditario” (2018), “Anticristo” (2009)
  2. Terror Alienígena: Apesar dos dois primeiros Aliens (“Oitavo Passageiro” e “O Resgate“) serem melhores, ainda consideramos “O Enigma do Outro Mundo” (1982) uma pérola desse gênero (a refilmagem de 2011 foi um fiasco). John Carpenter estava na sua melhor fase e Kurt Russell já com uma carreira se consolidando em Hollywood após “Fuga de Nova York” (1981). A utilização dos efeitos mecatrônicos e maquiagens davam mais medo que os atuais efeitos por computador. Bons tempos…
  3. Terror Família: Quando os problemas não acontecem só com você, mas envolvem toda a participação da família, o bicho pega. Ainda mais se forem para expulsar forças sobrenaturais malignas. Temos vários do gênero como “Poltergeinst: O Fenômeno” (1982) ou “O Bebê de Rosemary” (1968). Mas atualmente James Wan resgatou esse gênero assustador com “Sobrenatural” (2010) e sua continuação “Sobrenatural: Capítulo 2” (2013). Trouxe ainda os excepcionais “Invocação do Mal” e esse ano “Invocação do Mal 2” (2016) e nesse ano de 2018, uma subfranquia com “A Freira”.

  4. Terror com Fantasmas: Filmes de terror com fantasmas tem um monte, mas levando a sério mesmo a situação são poucos. Gostamos de ver um roteiro bem escrito e um filme bem dirigido de terror. Até porque se formos levar em consideração quantos já vimos concorrendo a algum OSCAR, só lembramos de “A Profecia” (1976) e o último depois dele foi “O Sexto Sentido“(1999). Com um final surpreendente, o filme alavancou a carreira do diretor M. Night Shyamalan e gerou até muita expectativa nos seus filmes posteriores. Tivemos outro muito bom logo depois na mesma linha: “Os Outros” (2001)
  5. Terror de Perseguição: Aquele que você ver o protagonista tentando se livrar da coisa ruim: um fantasma, um monstro, uma entidade maléfica, ou a própria morte, mas não consegue de jeito nenhum. Nesse gênero temos “Premonição” (2000) e “O Chamado” (2001). No segundo onde você tinha que passar para outro a maldição em até sete dias, senão morreria de forma sinistra! Esse é mais um derivado americano baseado em outros filmes orientais, onde predomina “o cabelo molhado”como a franquia “O Grito” (2004).
  6. Terrir – Esse gênero ficou bem conhecido na década de 80 quando os filmes mais trash abusavam exageradamente de “tanto terror” que no final das contas você já estava rindo do absurdo. “Uma noite Alucinante: A Morte do Demônio” (1981), “Pague para entrar e reze para sair” (1981), “A Hora do Pesadelo” (1984), “Sexta-Feira 13” (1980). Em 2009 para homenagear o estilo de filme que o consagrou, Sam Raimi resolveu filmar: “Arrasta-me para o Inferno” (2009) e deu certo!
  7. Terror de baixo orçamento: Nessa sub-categoria temos filmes que se consagraram mais pela propaganda boca-a-boca do que pelo custo. Foram verdadeiros fenômenos que garantiram algumas sequências seguindo os mesmos estilos de filmagens “fake”. Independente da qualidade dos filmes e principalmente suas sequências, vimos que com uma boa estratégia e tecnologia é possível fazer muito com pouco dinheiro. O primeiro que estancou isso foi “A Bruxa de Blair” (1999), tivemos ainda mais recente a franquia “Atividade Paranormal” (2007)
  8. Terror Amaldiçoado: Aqui um geralmente um objeto pode trazer alguma carga maligna ou entidade assustadora preso a ele. Nesse sub-gênero encontramos “Hellraiser – Renascido do Inferno” (1987), “Brinquedo Assassino” (1988), “Gritos do Mortais” (2007) e a franquia “Annabelle” (2014) e “Anabelle 2” (2017)
  9. Terror de Animação: Esse subgênero talvez nem seja para tanto, mas há alguns desenhos com toques macabros e Tim Burton adora levantar essa bola sempre que pode: “A Noiva Cadáver” (2005), “O Estranho Mundo de Jack” (1993), “A Salvação” (2009) e um que surpreendeu bastante foi “Coraline e o Mundo Secreto” (2009)
  10. Terror Zumbies: Aqui existem vários, e quando você pensa que a mania ja se esgotou, aparecem novos. Mas alguns ficam mais que outros na memória: a série “The Walking Dead” (2010), “Madrugada dos Mortos” (2004), “Extermínio” (2002), “REC“(2007)
  11. Terror Trash: Todos os filmes com muitas vísceras pra fora e muito sangue. Alguns são bem trash porque envolvem baixíssimo orçamento como “Fome Animal“(1992), outros podem ser muito bons no início e depois a franquia se perde no caminho: “O Albergue” (2005) ou “Jogos Mortais” (2004)
  12. Terror Musical: Aqui na verdade teremos alguns musicais que viraram filmes como: “O Fantasma da Ópera” (2004) ou “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007), além do clássico “Triller” (1982) de Michael Jackson – que é quase um filme! 🙂
  13. Terror com Monstros: E claro, não poderíamos deixar para trás os clássicos filmes de monstros da história: “Drácula” (1931) com Bela Lugosi, “Drácula de Bram Stoker” (1992), “Drácula: A Historia nunca contada” (2014), “Frankeistein” (1931), “Victor Frankeistein” (2015) e um clássico dos anos 80: “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Sobre cinectus

Conta de Administrador do site cinectus

CATEGORIA

News, Review

Tags

, , ,